terça-feira, 14 de junho de 2016

ABORDAGEM DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

O artigo trata das abordagens do processo de ensino aprendizagem. O autor organiza os conceitos de cada uma das cinco abordagens de acordo com os referenciais teóricos de quatro dos principais estudiosos que analisam e comparam cada abordagem, sendo eles Bordenave(1984), Libâneo (1982), Saviani (1984) e Mizukami(1986), sendo este último utilizado como base para comparação aos demais. Os referenciais teóricos são analisados sob quatro aspectos: o aluno, o professor, a escola e o processo de ensino aprendizagem. Vale ressaltar que o processo de ensino aprendizagem é composto, segundo Vatan, por duas partes: “ensinar, que exprime uma atividade, e aprender, que envolve certo grau de realização de uma determinada tarefa com êxito.” (p. 19)
Abordagem Tradicional: A prática educativa é caracterizada pela transmissão do conhecimento, sendo o professor autoridade máxima em sala de aula, responsável por essa transmissão independente do interesse dos alunos. O aluno é um ser passivo, e deve assimilar com eficiência os conteúdos ministrados. Há o predomínio de aulas expositivas e exercícios de fixação.
Abordagem Comportamentalista: Bordenave a define como pedagogia da moldagem do comportamento; segundo essa linha, o homem é produto do meio, e pode ser manipulado por pela transmissão do conhecimento. O ensino deve lançar mão de reforços e recompensas para alcançar seus objetivos por meio de treinamento. A escola é vista como “agência educacional”. O educador seleciona os conteúdos e aplica de forma que garanta a eficiência do ensino, e o aluno eficiente lida de forma científica com os problemas da realidade. O processo de ensino aprendizagem tem foco nos recursos utilizados para incutir nos alunos os comportamentos desejados.
Abordagem Humanista: O ensino é centrado no aluno. Aqui, o professor é visto como facilitador da aprendizagem, já os conteúdos são externos, valorizando a relação das pessoas envolvidas. “...O professor agiria como um estimulador e orientador da aprendizagem.” (p 24) O processo de ensino aprendizagem obedece o desenvolvimento psicológico do aluno.
Abordagem Cognitivista: Também conhecida como piagetiana, por sua grande contribuição. O pensamento é a base da aprendizagem, que se dá pela interação entre sujeito e objeto através da modificação de estruturas mentais já existentes. O professor deve criar situações desafiadoras que estimulem o aluno a “aprender a aprender”. O ensino deve desenvolver a inteligência considerando o aluno um ser social.
Abordagem Sociocultural: Aqui o sujeito é considerado elaborador do conhecimento, e a aprendizagem não se dá somente na escola. A educação é um ato político. Tanto professor quanto aluno são sujeitos do ato do conhecimento, sendo o processo horizontal e o professor com dever de direcionador. “Os temas geradores para o ensino devem ser extraídos da prática de vida dos educandos.” (p 27)

Antes de concluir, o autor ressalva que as classificações não tem limites fixos, e os referenciais teóricos não são fechados, sem pontos de interligação. Também a educação e a escola não deve ser analisada em considerar a sociedade em que está inserida.

SANTOS, Roberto Vatan dos. Abordagens do Processo de Ensino e Aprendizagem. Integração. JAN. FEV. MAI. 2005 ANO XI, Nº 40 19-31

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