http://inf.unisul.br/~lpu/inclusaodigital/alfabetizacao/ (os jogos não 'rodam' ou a página dos
jogos não é localizada.)
http://www.soportugues.com.br
(jogos que trabalham conteúdos de alfabetização, porém simulam atividades do
suporte papel e não dispõem de elementos próprios de jogos de computador como
“premiação”, feedback, etc.)
Olá! Meu nome é Raylander Mártis e gostaria de saber como um profissional da área pedagógica encara a tecnologia nas escola. Até onde ela é positiva?
ResponderExcluirOi Raylander! Meu maior interesse é com as escolas públicas, e pelos exemplos que venho vivenciando as novas tecnologias não são bem vidas para os antigos profissionais que ainda se atém aos velhos métodos de alfabetização. Hoje todas as instituições estaduais já possuem um laboratório de informática, porém este não é bem equipado e não existe um profissional capacitado para sua utilização. Podemos ainda nos arriscar em afirmar que na capital mineira e região metropolitana não existe uso de tecnologias digitais no ciclo básico. Porém, não vejo malefícios na utilização dessas tecnologias, ao contrário, os benefícios são vários, levando em consideração a sociedade em que vivemos, onde o privado se tornou algo banal, e as pessoas tendem a criar mais identidades virtuais. Várias vantagens podem ser levantas, entre elas, a interação e o fato da criança ser agente de seu próprio aprendizado, como no caso dos jogos digitais com feedback, premiação, etc. Ensina a criança a lidar com essas tecnologias, uso adequado da rede, apropriação dos sistemas globais de pesquisa online, e muitas outras! Ainda se deveria tratar nas escolas o uso correto das redes sociais, com blogs ou páginas no face, prevenindo até a ação de pedófilos e fakes. Enfim, podem ser listadas várias vantagens, em breve farei uma postagem sobre isso! Abraços!
Excluir