sexta-feira, 26 de junho de 2015

CURRÍCULO E CIBERCULTURA

O vídeo visa explicitar o que é cibercultura e relacionar o conceito com as influências que o mundo digital exerce sobre o currículo e a sala de aula. Apresentamos também possibilidades de se inserir o contexto digital no universo escolar de aprendizagem, tornando as aulas mais produtivas e atraentes para professores e alunos.

Segundo Harlow e Johnson (1998) conhecimento refere-se ao modo como a mente processa e forma crenças sobre objetos e eventos ao nosso redor. O conhecimento não é algo dado mas sim algo construído com tempo, com fruto de experiências vividas em uma comunidade pelo compartilhamento de interesses entre ambas as partes. Já a idéia de aprendizagem como aquisição de conhecimento está presente em palavras e expressões como acúmulo, transferência, transmissão. Mas será só isso mesmo??

Antes de mais nada, parece evidente que está sendo construída, uma nova relação entre a escola e o mundo digital. Já percebeu os sintomas???
A sala de aula tradicional e tem uma visão objetivista da aprendizagem, e para se diminuir a sensação de possuir "Alienígenas na sala de aula" (GREEN, Bill, BIGUM, Chris.) é possível, através do uso da cibercultura, transformar a sala de aula também em um local de incentivo a experiências de aprendizagem inovadoras e bem-sucedidas. 

Para começar

O termo cibercultura foi proposto por Pierre Lévy na década de 1980. Em suas palestras, sob acusação de ser uma mídia fria, sem emoções e comunicação real, Pierre Lévy comparava essas falas ao preconceito sofrido pelo  Rock'n Roll nas décadas de 50 e 60. Contudo, para ele, atualmente esse cenário já se encontraria diferente no imaginário das pessoas que hoje já tem acesso às tecnologias, diferentemente da época, acrescentando que preconceito é gerado pela ignorância.
Cibercultura é a cultura que surgiu  através da comunicação virtual, a indústria do entretenimento e o comércio eletrônico. É também o estudo de vários fenômenos sociais associados à internet e outras novas formas de comunicação em rede, como as comunidades on-line, jogos de multiusuários, mídias sociais, realidade aumentada, mensagens de texto, e inclui questões relacionadas à identidade, privacidade e formação de rede.

Atualmente, Os jovens inserem a internet em todas as áreas de sua vida, e costumam utilizar a rede inclusive para buscar conteúdos educacionais e ferramentas de aprendizado. Bora utilizar isso a nosso favor?


Com o advento da internet, surgiram aplicações, na web, para gerenciamento de atividades educacionais guiadas pela metáfora da participação que podem contribuir para a aprendizagem coletiva . (PAIVA, Vera Menezes 2010) A partir desses aplicativos, podemos desenvolver atividades educacionais guiadas pela metáfora de ambientes virtuais de aprendizagem onde os alunos possam se reunir e compartilhar, e aprenderem juntos, por ser algo de seus cotidiano como facebook. Assim o aprendiz se vê motivado, com  oportunidades  mais desafiadoras e interessantes, e acaba passando mais tempo envolvido com a experiência de aprender.

Quer saber um pouco mais sobre esses aplicativos?

Esses aplicativos, geralmente, oferecem uma interface gráfica e algumas ferramentas, tais como: ferramentas de comunicação assíncrona (fórum, e-mail, blog, mural) e síncrona (chat); ferramentas de avaliação e construção coletiva (testes, trabalhos, wikis, glossários), ferramentas de instrução ( textos, atividades, livros, vídeos) ferramentas de pesquisa de opinião ( enquete, questionários) e ferramentas de administração (perfil do aluno, cadastro, emissão de senha, criação de grupos, banco de dados, configurações, diários de classe, geração de controle de frequencia e geração de relatórios, gráficos e estatísticas de participação) (PAIVA, Vera Menezes 2010) 

Atenção!!

Não só as formas de interação, apropriação e construção de conhecimento tem mudado, mas também as formas de comunicação entre os pares. Professor, se atente a isso!
Com o advento da comunicação, mediada pelo computador, modificou profundamente o modo através do qual as pessoas se comunicam. (Raquel Recuero, 2009)
Por meio das redes sociais, foi desenvolvido uma nova forma de conversação, primeiro, é um tipo de comunicação que privilegia o anonimato.  Assim, a linguagem e o contexto utilizados na comunicação sejam apropriados como elementos de construção da identidade. Outro elemento importante é a persistência. A mediação pelo computador possibilita que a interação persista no tempo e possa ser acessado em momentos temporais diferentes. Finalmente, é um tipo de comunicação que privilegia especialmente o texto. Aposto que você já percebeu várias possibilidades, não é? 


Um comentário:

  1. Casino of the Wild - Mapyro
    Play Casino of the Wild at 부천 출장안마 Mardi Gras Hotel 오산 출장마사지 & 삼척 출장안마 Casino 울산광역 출장안마 in Las Vegas, NV. Find reviews, hours, directions, 양산 출장마사지 and read real customer reviews.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o assunto =)