TEORIAS
TRADICIONAIS
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TEORIAS
CRÍTICAS
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TEORIAS
PÓS CRÍTICAS
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ENSINO o
professor é o centro do processo
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IDEOLOGIA
questiona as desigualdades provocadas pela visão tradicional no sistema de
ensino. Desloca a ênfase dos conceitos pedagógicos do processo
ensino-aprendizagem para conceitos ideológicos
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IDENTIDADE,
ALTERIADE, DIFERENÇA Tentativa de dar voz aos subalternos excluídos de um
sistema totalizante e padronizado.
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APRENDIZAGEM
aluno passivo e receptivo, espectador sendo preparado para aprender a fazer
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REPRODUÇÃO
CULTURAL E SOCIAL a educação tem sido um lugar de condicionamento e
reprodução da cultura da classe dominante, das elites, da burguesia.
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SUBJETIVIDADE Não
toma a realidade tal como ela é e sim como o que os discursos sobre elas
dizem como ela deveria ser. A realidade não pode ser concebida fora dos
processos linguísticos de significação.
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AVALIAÇÃO
constatar se os alunos atingiram os comportamentos desejados, deve reproduzir
na íntegra o que foi ensinado
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PODER Luis
Althusser analisa a escola como um Aparelho Ideológico do Estado , ou seja,
como instrumento de reprodução da sociedade de classes e que atua no sentido
de sustentar a manutenção do status quo sem criticar e sem ver a desigualdade
inerente à estrutura do capitalismo.
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SIGNIFICAÇÃO E
DISCURSO Busca de superação da visão de mundo positivista, tecnocrática e
racionalista de conhecimentos padronizados e verdades,
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METODOLOGIA
currículo neutro, garantindo o funcionamento da escola semelhante a uma 'fábrica', embasado nas necessidades
da vida adulta
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CLASSE SOCIAL Um
grupo tem sua origem, seu capital cultural fortalecido e reconhecido, outro
sofre exatamente o contrário.
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SABER-PODER O
poder é ainda importante, mas encontra-se descentrado, “espalhando por toda a
rede social”.
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DIDÁTICA ordenar
os conhecimentos em normas, leis ou fórmulas
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CAPITALISMO
Através destas reproduções estrutura social e econômica das sociedades
capitalistas se mantêm, e as classes se reproduzem garantindo o processo de
reprodução social. Michael Apple explicita que “há uma clara conexão entre a
forma como a economia está organizada e a forma como o currículo está
organizado”.
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REPRESENTAÇÃO
distingue o currículo como uma linguagem dotada de significados, imagens,
falas, posições discursivas e, nesse contexto, destaca que nas margens do
discurso curricular se comunicam códigos distintos, histórias esquecidas,
vozes silenciadas que, por vezes, se imiscuem com o estabelecido,
regulamentado e autorizado.
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ORGANIZAÇÃO
divisão de disciplinas
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RELAÇÕES SOCIAIS
DE PRODUÇÃO é no interior da cultura , (a cultura é o conteúdo da educação,
enquanto sua fonte e justificativa), que a escola faz uma seleção daquilo que
da experiência humana considera adequado para transmitir às novas
gerações.
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CULTURA A vida
cultural é vista como "uma série de textos em intersecção com outros textos,
produzindo mais textos. O impulso destrucionista é procurar dentro de um
texto por outro, dissolver um texto em outro ou embutir um texto em outro”.
Harvey
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PLANEJAMENTO
conteúdos enciclopédicos passados como verdade absoluta repassados como
verdade absoluta e ordenadas numa sequencia lógica e psicológica
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CONSCIENTIZAÇÃO
propõe-se assumir uma postura de desconfiança, questionamento e transformação
radical.
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GÊNERO, RAÇA,
ETNIA, SEXUALIDADE mapa do poder é ampliado para incluir os processos de
dominação centrados na raça, na etnia, no gênero, na sexualidade.
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EFICIÊNCIA
“neutra”, científica, como um saber desvinculado das relações de poder e
coloca-se como o saber legítimo, universal, do interesse da humanidade como
um todo indistinto.
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EMANCIPAÇÃO E
LIBERTAÇÃO O currículo é um local no qual docentes e alunos têm a
oportunidade de examinar, de forma renovada, aqueles significados da vida
cotidiana que se acostumaram a ver como dados naturais.
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MULTICULTURALISMO
Superação das verdades absolutas, primazia do discurso sobre a realidade
explicada em sua concretude; movimento ambíguo de adaptação e resistência
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OBJETIVOS
*transmitir conhecimentos acumulados pela humanidade *preparação moral e
intelectual dos indivíduos para a sociedade
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CURRÍCULO OCULTO
conjunto de normas e valores implícitos nas atividades escolares
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RESISTÊNCIA crítica à racionalidade
técnica da escola, não existe uma cultura da sociedade, unitária,
homogênea e universalmente aceita e praticada e, por isso, digna de ser
transmitida às futuras gerações através do currículo. A cultura é vista menos
como uma coisa e mais como um campo e terreno de luta. A cultura é o terreno
em que se enfrentam diferentes e conflitantes concepções de vida social, é
aquilo pelo qual se luta e não aquilo que recebemos.
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sexta-feira, 26 de junho de 2015
TEORIAS DE CURRÍCULO: TRADICIONAL, CRÍTICA E PÓS CRÍTICA
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